Piso porcelanato para todos os ambientes

Na produção do porcelanato são utilizados materiais nobres como o feldspato (mineral composto por rochas) e porcelana queimados a uma temperatura superior a 1200 graus celsius. O resultado é um material denso, vitrificado e muito resistente.

É possível encontrar porcelanatos que imitam madeira, pedra, papel de parede, mosaicos e até ladrilhos. As cores também tem sido uma das tendências no mercado, fugindo do padrão branco ou bege e destacando os coloridos.

Comparado a outros pisos, o porcelanato é o menos poroso, ou seja, a absorção de água é quase nula e é mais resistente a impactos devido a sua maior dureza. Sua aplicação pode ser feita em qualquer ambiente e a manutenção costuma ser bem fácil.

Somente o porcelanato esmaltado possui o PEI (resistência ao desgaste) que varia de 0 a 5 (sendo 0 resistência muito baixa e 5 resistência alta). Para fazer a escolha certa é preciso verificar a finalidade do uso. 

Para paredes, a escolha do menor índice (0) é indicada. Agora se o intuito for revestir banheiros é interessante optar por um produto com PEI a partir de 2. Em áreas de bastante fluxo, onde pessoas trafegam constantemente, o ideal é PEI 4 ou 5. Para ter certeza das informações, na hora da compra confira as informações sobre o índice do PEI na embalagem do produto.

O porcelanato polido não possui PEI por ser produzido em uma massa única já com a cor da estampa, pois por maior que seja o desgaste sempre terá a mesma cor.

- A limpeza diária deve ser feita com uma vassoura ou aspirador de pó. Passe um pano umedecido em detergente neutro e finalize com um pano seco;

- Não utilize solventes, produtos ácidos e alcalinos. Palha de aço e esponja áspera devem ser evitados.